Qual o melhor tipo de acomodação para seu intercâmbio?

Deixe um comentário Padrão

Um dos maiores medos de qualquer intercambista é sobre a acomodação. Como vou sair do meu quarto e cair de paraquedas em uma casa desconhecida? Como vou dividir meu quarto com outras pessoas? Eu não sei falar Inglês, como vou sobreviver? E se o meu colega de quarto roncar? É seguro? Realmente não são poucas as dúvidas então vamos primeiro explicar cada opção e depois te ajudar a entender como funciona esse processo.

homestay-940x310

É muito difícil prever o que vai acontecer na sua acomodação. Se você optar por ficar em um quarto single (uma pessoa) tudo vai ser tecnicamente melhor. Se você escolher um quarto compartilhado será necessário um pouco mais de paciência. Cada um tem um jeito de ser, uma forma de pensar e principalmente uma experiência de vida diferente. O certo é que as empresas sempre dedicam muito esforço para acomodarem todos os alunos em locais agradáveis e que facilitem a convivência, estudo e aprendizado.  Se você tiver paciência e principalmente calma tudo vai dar certo.

1 – Hostel: O Hostel é o nosso famoso albergue no Brasil. Essa opção é muito usada em viagens de mochilão por ter um valor mais barato. Claro, com isso a qualidade também é um pouco menor mas se você procura preço, certamente o hostel vai ser melhor pra você. Geralmente nessa opção todos os quartos são compartilhados e com 1 banheiro em cada quarto. Não existe uma configuração única em hostel então inúmeras são as possibilidades. Geralmente os quartos são compostos por 4,6 ou 8 pessoas em beliches (bunk bed).

2 – Residência Estudantil: Esse tipo de acomodação é muito comum e pode ser uma boa alternativa. Geralmente administradas por uma empresa ou por uma pessoa que mora no próprio local essa opção tem um clima de casa normal com um número menor de pessoas. Quase sempre os quartos são com 4 ou 6 pessoas e com banheiro compartilhado. O hostel tem um espaço maior e foi planejado pra isso, já a residência estudantil é uma casa normal que é transformada em acomodação.

3 – Casa de Família: Essa pode ser uma opção muito legal porque além de morar com uma família nativa e fazer parte das suas atividades é possível ter um contato intenso com a língua. Geralmente as famílias oferecem café da manhã e jantar já inclusos no pacote. Em alguns casos as famílias tem o carinho de organizar um lanche pra você levar pra escola. Sem dúvida é uma opção que vale a pena ser estudada porque são poucas pessoas na casa, o ambiente é familiar, existe uma segurança e ainda o choque cultural logo no inicio do intercâmbio.

Basicamente na Irlanda existem essas três opções. A experiência de um intercâmbio é muito pessoal então diferentes pessoas podem ter uma sensação diferentes sobre o mesmo lugar. Para quem procura preço sem dúvida, o hostel é uma boa opção. Para quem procura tranquilidade e segurança, a casa de família é uma boa idéia. Tudo vai depender daquilo que você pode pagar. Eu sempre aconselho a casa de família porque a experiência é legal e vale a pena mas se os valores dessa opção não entram no seu orçamento as outras duas opções vão te atender bem. Um detalhe que você precisa entender é que essa acomodação vai ser temporária (cursos de longa duração) e certamente você terá como mudar ou procurar outras opções depois da chegada em Dublin. O contato com outras pessoas também é um passo interessante durante o intercâmbio então não tenha a idéia de querer ficar isolado sem contato com o exterior.

A localização da acomodação é um fator importante e deve ser questionada no momento da contratação do serviço. Não necessariamente o local deve ser ao lado da escola mas você deve questionar sobre o tempo de deslocamento, meio de transporte etc. Claro, o ideal é ficar próximo a escola mas em algumas situações isso não é possível. Na Irlanda, 100% das casas de famílias ficam em regiões fora do centro e para isso é necessário fazer uso do sistema de transporte (www.dublinbus.iewww.luas.ie). Em algumas datas especificas também é difícil conseguir acomodação então tenha em mente que você precisa fazer a reserva com antecedência. O tempo mínimo recomendado é de 30 dias antes do embarque mas para vagas melhores, 45 dias é o ideal. A Irlanda é um país muito movimentado com eventos, festivais, shows e principalmente grandes jogos de Rugby que sempre lotam a cidade. Procure saber mais sobre os feriados e datas sazonais na Irlanda que certamente o seu planejamento será completo. Claro, você não precisa fazer tudo isso sozinho então procure sua agência ou escola que certamente tudo vai ser programado da melhor maneira possível.

O certo é que você precisa embarcar com a mente aberta e ter sempre paciência. Depois de sair do avião tudo vai ser diferente, tudo vai ser novo e isso pode te deixar abalado. O controle emocional evita problemas de relacionamento, facilita a adaptação e ajuda na superação do choque inicial.

Esse material é um oferecimento da Intercâmbio para Brasileiros 

A IntercâmbioPB é uma agência especializada em intercâmbios com sede em São Paulo, Porto Alegre e Dublin. Temos uma equipe experiente e disposta a ajudá-lo na realização de seu sonho. Entre os nossos serviços estão passagens aéreas, hospedagem, programas estudantis, seguros, financiamento, processo de visto e todo apoio que um estudante ou turista necessita ao viajar. Baixe a nosso livreto explicativo e curta nossa página no facebook pra essas e outras dezenas de dicas.

www.intercambiopb.com
www.facebook.com/IntercambioPB
contato@intercambiopb.com

Solicite um orçamento no site ou venha nos visitar em uma das nossas unidades.

10550020_586459508133155_1403969349085902481_oSão Paulo:
Rua Paulo Orozimbo, 957
Aclimação
(11) 3207-6842

Porto Alegre:
Travessa do Carmo, Número 22
Bairro Cidade Baixa
(51) 3434-0461

Dublin:
119 Capel Street – Dublin 1
3rd Floor, Capel Chambers, Dublin – Irlanda
europa@intercambiopb.com
Telefone: +353 (0) 89 979 8752

Deixe um comentário